quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Sugestão

o blog com notícias de Casa Amarela, abre um pequeno e generoso parênteses para divulgar o café cultural promovido por Jean-Victor Martin, diretor da Aliança Francesa, Pernambuco, dedicado à Clarice Lispector.


Programação:


Exibição de O TRIUNFO - curta-metragem inspirado no conto de mesmo nome da autora, publicado no ano de 1944, semanário pan

Sinopse – Luísa está aos poucos despertando do choque. Numa clareza de perceber a realidade como ela é. Acordando no dia seguinte, sem a presença do seu amante no apartamento onde viviam juntos. Na trajetória de voltar a ouvir e a ver, o entorno de Luísa em tudo se assemelha à nova realidade que está para romper na vida da escritora Clarice Lispector, com o reconhecimento conquistado na publicação do livro Perto do Coração Selvagem


FICHA TÉCNICA:

Atores: Ana Paula Ferrari e Davison Carvalho
Roteiro e direção: Geórgia Alves
Produção: Sérgio Montenegro Filho
Fotografia: Marcelo Lordello
Montagem: Marcelo Pedroso
Still: Larissa Alves
Criança: Enrico Mello
Participação especial: Raimundo Carreiro (voz)
Apoio: Símio Produções

MÚSICAS

Robert Schumann: Concerto para piano e orquestra (allegro apassionatto)
Billie Holiday: God Bless the child
Ludwig Van Beethoven: Sinfonia Nº 3 "Heróica" (allegro vivace)



Mediador
Paulo Sérgio Scarpa

É jornalista, formado em 1972 pela Universidade de São Paulo (USP), onde também se graduou em Sociologia. Atuou como repórter do jornal Folha de S. Paulo durante 19 anos, transferindo-se depois para o Recife, onde foi contratado pelo Jornal do Commercio. No periódico, exerceu as funções de repórter de política e colunista de economia, até tornar-se o responsável pela coluna diária Repórter JC, que assina há seis anos. Conhecedor da obra de Clarice Lispector, também é colaborador do Caderno C – segmento cultural do jornal – nas áreas de literatura e música clássica.

Debatedora
Geórgia Alves

Especialista em Literatura Brasileira, com estudos sobre “A Felicidade em Clarice Lispector”. Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduada pelo departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Autora do roteiro e diretora do filme O TRIUNFO – inspirado no primeiro conto publicado por Clarice Lispector. Assina o blog http://dacordafelicidade.blogspot.com/ e coluna de mesmo nome na revista literária http://www.interpoetica.com/.

Debatedora
Fátima Costa

Fátima Costa é professora de Filosofia da Faculdade de Filosofia de Caruaru e da Faculdade Guararapes, do Recife. Formada em Filosofia, com mestrado em Filosofia da Linguagem e doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, sob o tema “Da condição à solidão em Clarice Lispector”. Estuda a obra da autora há mais de dez anos.