sexta-feira, 6 de junho de 2008

O perfume e o etéreo na obra de Clarice

por Geórgia Alves
(no site da Aliança Francesa)





A busca pela “essência das coisas” começou com o fogo. E por observação e seqüência à fumaça. Em Clarice, foi através da água. O cheiro do mar “invadia e embriagava”. No conto Banhos de Mar ela arrisca, em palpite, “Oh, bem sei que não estou transmitindo o que significam como vida pura esses banhos em jejum”. Mas traduz com subseqüente suavidade de acaso o odor iodado e salgado do mar de Olinda. Desenha: a brisa que ia secando seus cabelos que também exalavam o que ficou ali do mar, deixando-os “duros de sal e iodo”. É simples sentir com que força esse cheiro a invadia ao confessar: “Eu às vezes lambia meu braço para sentir sua grossura”.








Tal força etérea oferece em palavras Clarice, que qual no banho eu leitor vou impregnando e em mim despertam idéias novas, emoções inéditas. Como quando em outro conto adverte que a expressão “rosas silvestres já faz aspirar o ar como se o mundo fosse uma rosa crua”. Meu grifo de escrita das sensações é Clarice. Porque foi capaz de contar para mim que uma grande amiga presenteia-a, de quando em quando, com elas que “têm um mistério dos mais estranhos e delicados”. E ainda explicar: “à medida que vão envelhecendo, vão perfumando mais. Quando estão à morte, já amarelando, o perfume fica forte e adocicado, e lembra as perfumadas noites de lua de Recife.” Clarice tornou nossas noites de um aroma raro para sempre. E isso jamais morrerá para nós. Nunca morrerá em mim.








Como as rosas silvestres, porque “quando finalmente morrem, quando estão mortas, mortas – aí então, como uma flor renascida do berço da terra, é que o perfume que se exala delas me embriaga.” Como o faz Clarice com suas palavras, insisto: etérea. E de tornar eternas as noites do Recife. Eternidade aos leitores de Clarice.Não, não morrem as rosas silvestres. Não morrerão jamais, Clarice. Por seres tu mesma dadas a elas, de presente. Por encontro.








Da última vez, eram rosas silvestres, e quando estas estavam morrendo e ficando mais perfumadas ainda, em epifania, nos ofereceu: “disse para meus filhos: Era assim que eu queria morrer: perfumando de amor. Morta de exalando a alma viva”. Tudo isso continua tão fluido e tão firme, como o perfume das rosas silvestres, em sua promessa. Está entre nós o seu perfume e o “líquido” de suas palavras estéreas. Eternas. Porque o perfume surgiu quando os homens queimavam ervas, e libertavam seus diferentes aromas. Dado isso, a palavra “perfume” vem do latim "per fumum", que significa "através da fumaça".




Assim as ervas e flores e rosas passaram a Antigüidade, a compor banhos aromáticos, perfumar o banho dos deuses, reis e rainhas egípcios. E se Cleópatra eternizou a arte da perfumaria e com seus encantos banhados em essências, seduziu Marco Antônio e Julio César, com a ajuda de óleos extraídos das flores da menta e do zimbro. Clarice impregnou outros Deuses e Deusas com seu modo de buscar essências, em palavras “aquece-las” e envolvê-las. Extraindo seu perfume. Como o cheiro sua literatura envolve e, então, seduz.





E é da Arábia que surge Avicena, o mais famoso médico da região que descobriu a destilação dos óleos essenciais das rosas, e assim criou a Água de Rosas. Clarice, do Recife, deu eternidade do perfume das rosas silvestres, mesmo “quando estão à morte” em seus óleos de vida. Alguns aromas surgidos no final do século 13 depois de Cristo, ficaram mais conhecidos, como a delicada lavanda, tornar-se-ia depois popular por sua “capacidade terapêutica”.

Porque há palavras em Clarice que salva. Hoje populares e conhecidas. Aqui, nas noites do Recife e em toda a Europa. Na Inglaterra, Itália e na França. No país onde desde a época Renascentista a perfumaria tornou-se uma arte. Também em Clarice, deixar-nos com o perfume e a essência de suas palavras nos faz estabelecer uma outra conexão com o mundo.








Como em água de toilette, feita para a rainha da Hungria, no século XIX.Dizem os especialistas que “mais do que revelar a personalidade de uma pessoa, o perfume influencia o estado de espírito de todos nós”. E que quando ultrapassam os limites das narinas vão ao encontro do nosso sistema límbico. Acessam de imediato a memória, os sentimentos e as emoções. Em tudo esse movimento se assemelha às palavras escolhidas por Clarice para falar em pitangas.

O gesto de roubá-las é tão eterno, pela presença de seus perfumes e cores como “cor-de-rosa-vivo” que só poderia haver depois dali, o desejo de possuí-las. “Eu queria poder pegar nela. Queria cheirá-la até sentir a vista escura de tanta tonteira de perfume”. Assim como quando uma mensagem aromática penetra invade o sistema analisado por especialistas: “provoca sensações de euforia, relaxamento, sedação ou estimulações neuroquímicas”. Mais que estimulação apenas neuroquímica, Clarice nos oferece o perdão da alma.








O que está além do sensorial. Oferece-nos o etéreo do ser. Cria conosco relação íntima e pessoal, da essência do ser. Da sua ontologia, remetendo às ligações conquistadas em fluxos de sensações desse sistema límbico, chamado de “cérebro das emoções”. Suas palavras, mais do que provocam os aromas ativando-os, são capazes de interferir em situações não apenas de tensão e nervosismo. Mas de contemplação e busca. Mesmo a eterna busca que suplanta o ser. Que ultrapassa a existência.

2 comentários:

Heber Costa disse...

Geórgia, gostei do texto. É muito sinestésico. Essa coisa do cheiro é mesmo fascinante, ainda mais em Clarice. Obrigado pelo seu comentário, que, por si só, já estava carregado de poeticidade. Quanto ao convite, creio que não cheguei a ver. Seria muito pedir para mandá-lo novamente?

Anônimo disse...

Prezado Heber, o convite é para que envie texto seu. Análise sobre algum autor. O que queiras e postarei. Abraço,
Geórgia