quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A força do amarelo

Entre as correntes das Artes Plásticas que receberam influência da obra de Van Gogh estão: o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo. Van Gogh foi mesmo o primeiro a unir tendências impressionistas às aspirações do modernismo.

O menino

Vincent recebeu o nome do avó e tinha mais 2 irmãos, Theodorus, ou apenas Theo, e Cor. Além de três irmãs: Elisabeth, Anna e Wil. Foi uma criança séria, quieta e introspectiva. Sua única e maior de todas as amizades foi com o irmão Theo. Chegaram a trocar correspondências que foram publicadas em 1914, oferecendo detahes da vida do pintor e da personalidade conturbada. As cartas, até onde se sabe, também serviram para que Theo oferecesse suporte financeiro ao irmão, durante grande parte da sua vida. Realizando, mesmo que por pouco tempo, um dos maiores sonhos do artista que foi a criação de uma comunidade artística. Com a ajuda de Theo, Van Gogh morou e criou A Casa Amarela. Lugar onde as diferenças com Gauguin se acenturaram e levaram conhecido ato insano de Van Gogh de decepar a própria orelha.

Vincent van Gogh chegou em Arles, Sul da França, em dia 21 de fevereiro de 1888. A cidade era um local que o impressionava pelas paisagens e onde esperava fundar uma colônia de artistas.

A Casa

Foi para decorar a sua casa em Arles (que ficou mesmo conhecida como "a casa amarela") . Foi lá que Van Gogh pintou a série de quadros com a cor como Girassóis, que se tornaria numa das suas obras mais conhecidas. Dos artistas que deixara em Paris, apenas Gauguin respondeu ao convite feito para se instalar em Arles.

Mas não foi quaisquer dos quadros com predominância da cor amarela que Vicent van Gogh conseguiu vender em vida. O Vinhedo Vermelho, foi o único pintado nesta época. Ele o vendeu por 400 francos.

A confusão

"Gauguin e Van Gogh partilhavam uma admiração mútua, mas a relação entre ambos estava longe de ser pacífica e as discussões eram freqüentes."

Vincent teve vários episódios de violência. O episódio da noite de 23 de dezembro de 1888, quando cortou um pedaço da própria orelha esquerda, oferecido depois a prostituta, amiga de Vicent, Rachel. A orelha foi enviada para o bordel onde trabalhava Rachel, embrulhada em papel de jornal. Gauguin comunica o fato por telegrama a Theo e decide volta para Paris. Não chegou a visitar Vincent no hospital para o qual foi encaminhado para cuidados médicos e psíquicos.

Um comentário:

bonina disse...

blog com novo visual!!!