segunda-feira, 28 de julho de 2008

Original e naturalmente você


Não. Não é preciso estar com aquela roupa da moda para conseguir quem você quer. Muito menos com sapatos caríssimos, às vezes cafonérrimos. Definitivamente, artifícios são fogos. Explodem e pronto. É finito.
É preciso sim estilo. E essencialmente, originalidade. Um destino não é apenas o que está configurado como passado (o que na verdade não passa de uma lembrança e alguns registros aqui e ali: fotográficos, fonográficos, digitais ou na melhor das hipóteses "esferográficos"). Destino é também o que você deseja para você e pode mesmo ter algo em comum. Alguma afinação e sintonia. Não. Não são apenas os gostos em comum. Muito menos os códigos criados. Uma certa paz de espírito ajuda e muito. Afinal, vou olhar e pressentir: Tem alguma coisa mais ali adiante, sim, não vou conseguir nunca ver antes de chegar lá... Mas algum sentimento me afasta ou me faz seguir adiante. Algo me paralisa ou me atrai...
Sair de casa como quem vai na esquina e conseguir "criar um instante mágico", o mastercard não compra.

Aliás, vide a teoria dos que ganham cinquenta mil reais por mês:
Apertar parafusos R$: 1,00
Encontrar o parafuso certo: R$: 49.999,00


Simples assim! Mesmo que escreva aqui, sem compromisso, apenas insights e alguns fragmentos de teorias sobre a arte de viver e de levar a vida com alguma alegria, qualquer palavra teclada dirá apenas da história de quem a elabora. No caso, eu.

E eu quero me referir a outra história: A das paixões. Muito próprias em ocidentais desde que os franceses e os americanos resolveram promover suas revoluções. E não falo de coisas do outro mundo. Falo desse mundo mesmo, já que embora católica, não sou em tudo! tão defensora do sagrado, ou mesmo cristã.

E eu vou dizer, sem qualquer dispersão, porque o silêncio é a melhor forma de caminhar inteiro: não pretenda! Isso, em inglês do bom, é fingir. Just do it. Be it. Esqueça essa moda do "let it be"... Apenas faça você mesma da sua vida uma suave, terna, despretenciosa, sutil, confortável e amorosa aventura. Com alguma verdade e sem exageros, claro! Muito menos frivolidades, agora para citar os franceses: "la frivolite des moribund".

É preciso que a forma se forme. E o único jeito é apertá-la. Encontrando o parafuso certo... O mais engraçado é que não se encontra procurando. A teoria do "você vai esbarrar e pode ou não reconhecer de imediato" é verdadeira. O mais importante, no entanto, é construir um caminho próprio. Sem atalhos ou dissoluções. E é necessária uma força enorme para não dissolver tipo "bolha de sabão". Ou se "desmanchar aguada" e desmoronar fluida no assoalho.

Sempre há um caminho. Por exemplo: aniversário de uma amiga. Do irmão... Um bom tema de estudo! Tudo isso vai ajudar a manter um "norte". Ou seja lá a direção da rosa dos ventos que mais interessante for. Vez por outra, lembre-se de checar o "piolet". E não deixe de esperar a alma chegar junto, quando estiver bem próxima do topo da montanha. No mínimo, vale avisar ao seu "piloto automático" que alguém tem que apertar o botão para que ele funcione. E esse alguém é você.

Nenhum comentário: