quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Causas e razões das ilhas desertas


Deleuze tratou também de observar a formação das ilhas. Em seu tratado sob o tema, que consta do dossiê Gilles Deleuze e Félix Guattari explica o espanto que nós provoca compreender a natureza e suas lógicas:

"Os geógrafos dizem que há dois tipos de ilhas. Eis uma informação preciosa para a imaginação, porque ela aí encontra uma confirmação daquilo que, por outro lado, já sabia. Não é o único caso em que a ciência torna a mitologia mais real e em que a mitologia torna a ciência mais animada. As ilhas continentais são as ilhas acidentais, ilhas derivadas: estão separadas de um continente, nasceram de uma desarticulação, de uma erosão, de uma fratura, sobrevivem pela absorção daquilo que as retinha. As ilha oceânicas são ilhas originárias, essenciais: ora são constituídas de corais, apresentando-nos um verdadeiro organismo, ora surgem de erupções submarinas, trazendo ao ar livre um movimento vindo de baixo; algumas emergem lentamente, outras também desaparecem e retornam sem que haja tempo de anexá-las."

Forças se opondo em seus propósito e natureza. Deleuze tira uma lição clara de tudo isso:

"Esses dois tipos de ilhas, originárias ou continentais, dão testemunho de uma oposição profunda entre o oceano e a terra. Umas nos fazem lembrar que o mar está sobre a terra, aproveitando-se do menor decaimento das estruturas mais elevadas; as outras lembram-nos que a terra está ainda aí, sob o mar, e congrega suas forças para romper a superfície."

Depois avança, para posicionar neste cenário "o homem", naturalmente supondo sua escrita inclusiva dos gêneros, está dispondo-nos na compreensão de ser humano:

"O impulso do homem, esse que o conduz em direção às ilhas, retoma o duplo movimento que produz as ilhas em si mesmas. Sonhar ilhas, com angústia ou alegria, pouco importa, é sonhar que se está separando, ou que já se está separado, longe dos continentes, que se está só ou perdido; ou, então, é sonhar que se parte de zero, que se recria, que se recomeça."

Nenhum comentário: